Sistema do Tesouro Nacional sofre ataque hacker, diz Ministério da Economia

BRASÍLIA – A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira (dia 13) , informou o Ministério da Economia. Em nota, a pasta afirmou que “as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”, mas não detalhou o grau de dano provocado pela invasão ao sistema.

Segundo o órgão, trata-se de um ataque de ransomware. Nesse tipo de ação, invasores pedem algo, geralmente dinheiro, em troca de dados “sequestrados” de um computador.

Há um bloqueio para que o usuário invadido não consiga acessar parte de seus próprios arquivos enquanto não pagar o resgate. Isso é problemático principalmente quando não se tem um backup.

“Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, informou o Ministério da Economia.

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”.

Reportagem completa: https://extra.globo.com/economia/financas/sistema-do-tesouro-nacional-sofre-ataque-hacker-diz-ministerio-da-economia-rv1-1-25156755.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *